Já
falei incansáveis vezes que sou louca por doce, e é a mais pura verdade! Por
inúmeras vezes, após uma refeição, fico “à caça” de algo doce para “tirar o
gosto da refeição”. Em uma dessas vezes, cansada após o trabalho, pedi ao meu
marido que fizesse um docinho, mas ao ouvir suas sugestões de mingau de aveia e
banana amassada (nada contra mingau nem banana, longe de mim, mas depois de um
dia estressante e cansativo, o pedido de doce exigia algo mais) resolvi vencer
o cansaço e ir para a cozinha.
O
resultado tinha que ser imediato, não podia cozinhar, esperar esfriar, etc.,
então abri mão de um truquezinho para fazer uma mousse que não levasse muito
tempo para ficar pronta: ao invés da gelatina da receita que colocarei, usei gelo
e um pouco de goma xantana (produtinho extraído da glicose do milho, que tem as
funções de estabilizante, espessante e emulsificante) para que ela já saísse do
liquidificador “pronta para consumo”. Mousse pronto, uma provinha, cata uma
coisinha aqui, outra acolá e eis que surge essa sobremesa, que, segundo meu
marido, humilhou suas sugestões. Acho que não é pra tanto, apenas para aquele
momento! As frutas que usei deram um toque especial pelo sabor mais adocicado,
pelo contraste de texturas e pela aparência linda que deram à sobremesa, mas
vai da facilidade e/ou gosto de cada um usar as frutas que achar melhor.
Pêssegos, nectarinas, morangos e mirtilos são algumas das minhas sugestões.
P.S.1:
Um pequeno detalhe, eu usei todos os ingredientes zero açúcar e light, porque
era de noite e minha consciência não permitiu fazer algo bem “engordiet”, mas
não estou fazendo nenhuma apologia a qualquer dieta, usem os “normais” mesmo!
Falo apenas que há essa possibilidade
P.S.2:
Já fiz essa receita depois com iogurte grego de maracujá, mais simples ainda e
incrível também! Mais uma dica.
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- A mesma medida de suco de
maracujá concentrado (eu gosto do azedinho, e como sempre bato a polpa do
maracujá em casa e congelo, ficou fácil ter à mão)
- 1/2 de gelatina sem sabor
dissolvida em 5 colheres de sopa de água morna
- 1 pitaya
- Cerejas frescas a gosto
- Amêndoas em lascas (ou lascas
de qualquer outra oleaginosa)
- Mel (usei mel de palma, mas mel
de flor de laranjeira ou ainda o mel de abelhas mesmo podem ser utilizados)
Modo de preparo:
Bata os
quatro primeiros ingredientes no liquidificador. Disponha em uma travessa
(sugiro uma travessa transparente, de preferência cônica) e leve à geladeira
para firmar. Corte a pitaya em pedaços grandes e reseve. Disponha as amêndoas
em uma frigideira e dê uma leve tostada. Reserve também. Após firmar a mousse,
disponha por cima a pitaya, as cerejas inteiras (caso faça porções individuais,
como as da foto, cerejas com cabo dão um toque a mais), salpique as amêndoas e
verta fios de mel por cima. Simples assim!




