segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Yakimeshi funcional

       Eu realmente gosto de todo tipo de comida. Acho que comida saudável é aquela feita em casa, sem conservantes e aditivos químicos e apenas isso, nada de invencionices de não pode isso, não pode aquilo! Se a pessoa não tem problemas de saúde que a impeça de consumir determinados alimentos, esse é o meu conceito de comida saudável. Mas sabemos que alguns ingredientes podem trazer alguns benefícios a mais quando queremos, e se eles estiverem em um prato saboroso, melhor ainda! Na verdade, certa vez li num livro um chef que dizia que "Se a comida não for melhor do que um belo ovo com pão, não vale a pena comê-la", então o bom sabor precisa ser prioridade em um prato.

Eu curto fazer comidas funcionais, cheias de sabor! Procuro ingredientes com propriedades boas e vou usando em meus pratos. Assim descobri o painço, e vou copiar o que encontrei sobre ele:
"A palavra painço significa milho miúdo. Este grão é rico em fósforo, mineral que auxilia a concentração, dá energia e melhora a saúde dos ossos. O alimento também possui muita quantidade de magnésio - uma xícara de painço por dia já cobre 25% das nossas necessidades em magnésio. E o magnésio ajuda a relaxar, ajuda também no sistema nervoso e pode fazer muita diferença para as mulheres no equilíbrio hormonal.
O painço é indicado para os vegetarianos, por causa do teor de proteína, que supera o contido no feijão.  grão também é uma opção para pessoas alérgicas ou intolerantes a glúten, uma vez que não contém a substância. Além de tudo é rico em triptofano, que é um aminoácido precursos da serotonina, aquele neurotransmissor que dá calma, tranquilidade, prazer e saciedade. Também possui lignanas, fibras e antioxidantes"

Com tantos benefícios, vale a pena substituir o arroz ou o feijão por painço de vez em quando. Ele é vendido em feiras ou lojas de produtos naturais, não é caro (em torno de 4,00 meio quilo) e rende bastante, porque incha quando cozido. Nessa receita, resolvi fazer um Yakimeshi de camarão, substituindo o arroz pelo painço, mas dá pra fazer com frango ou carne também.


Ingredientes:
- 2 xícaras de painço cozido (Para cozinhar o painço, deve-se primeiro lavar bem os grãos e descartar os que estiverem estragados. Depois cozinhar 3 partes de água para cada parte de painço por cerca de 30 minutos, até que toda a água seja absorvida. A seguir deve-se desligar o fogo e deixar o painço tampado durante 10 minutos. Se os grãos forem postos de molho antes de serem cozidos, o tempo de cozimento passa de 30 para 10 minutos)
2 xícaras de camarão pequeno sem casca e limpo
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher de gengibre em conserva picado (mais um pouco para fatiar e decorar)
- 1/2 xícara de ervilhas frescas (usei congeladas)
- 1/2 xícara de repolho e cenoura ralados
- 1/2 xícara de cebolinha picada
- 4 ovos rapidamente batidos
- sal a gosto
- molho de soja a gosto


Modo de preparo:
Em uma panela coloque o óleo, frite o camarão, o gengibre, o repolho e a cenoura. Acrescente os shoyu, junte as ervilhas e misture. Numa outra panela coloque o óleo de gergelim, os ovos e cozinhe sem parar de mexer até ficarem cremosos. Agregue os ovos à mistura de camarão e legumes, adicione o painço e acerte o sal. Por último, acrescente a cebolinha e misture. Sirva quente.


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Comida da criança ou restô d'ontê

Essa receita serve tanto pra fazer algo diferente e saudável pra criançada quanto pra aproveitar aquela sobra do almoço de ontem, que eu carinhosamente chamo de "Restô d'ontê". É tão fácil que eu não vou colocar quantidades aqui!

Ingredientes:
- Feijão (inclusive com "ingredientes", como charque, linguiça, etc...)
- Arroz
- Ovo pra dar liga
- Aveia

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador. A consistência tem que ser pastosa. Se ficar muito líquida, colocar mais aveia, e se ficar muito dura, acrescentar mais um ovo ligeiramente batido com água. Dispor colheradas em uma assadeira e colocar para assar.
Os bolinhos ficarão crocantes por fora e macios por dentro, como cookies.
Sirva com molhos ou uma pimentinha! Saudável e gostoso!


domingo, 30 de agosto de 2015

Fotos e mais fotos! Vamos salivar um pouquinho

Mesmo sendo da área de exatas, fazendo a linha dos que montam planilhas para tudo, não montei um planejamento de escrita de receitas. Acabou que tenho muitas fotos pra postar e pouco tempo pra escrever...escrever receitas após fazê-las é um trabalho difícil, pois há de se relembrar todos os ingredientes e as quantidades exatas. Acaba que fica pra hoje, pra amanhã e o blog vai ficando defasado, com as fotos perdidas no celular/computador. Resolvi então juntar algumas das fotos que tenho, com os nomes dos pratos, que serve tanto pra deixar o blog atualizado como pra organizar minhas receitas. Espero que curtam!

Pizza Marguerita com massa especial



Risoto Trifunghi


No potinho branco, meu "Confit de Tomate". Perfeito com queijo, pão, vinho e crianças!


Mais uma vez o "Charque com Catupiry na Moranga"


Camarão Thai


 Panna Cotta de Baunilha com Calda de Berries


Chop Suey "à Minha Moda"


Medalhão de Salmão em Crosta de Gergelim, Molho de Framboesa e Risoto de Legumes

Torta Cremosa Funcional de Banana


 Sflogiatella Enformada


Baclava "Diferente" (ou Cestinha com Mix de Amêndoas)


Moqueca da "Mary" com Farofa de Dendê



Nova versão do Mousse de Chocolate "Prajá", com avelãs


Sopa de Mandioquinha com Baunilha, Provolone Gratinado e Mel




Gazpacho a Modo Mio


 Peito de Pato Grelhado com Mix de Amêndoas e Frutas Secas e Risoto de Ervas


Lasanha de 3 Queijos com Frango Defumado


Rodízio Japa (sushis, sashimis e temakis)


Polenta Cremosa com Ragu de Linguiça

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Salada Grega

Essa salada é simplesmente in-crí-vel! Juro que em todas as vezes que a preparei ela agradou em cheio! Vários estudos têm apontado a cozinha mediterrânea como a cozinha mais saudável que existe, mas acho que antes disso ela é saborosíssima e não é à toa que o grande chef Jamie Oliver passou uma temporada na parte europeia do mediterrâneo para aprender os pormenores dessa culinária, cuja base está no trigo, legumes e frutos e nos grelhados, em especial os peixes. Sem mais delongas, vamos à salada: a receita, absurdamente fácil, por sinal – é só cortar e misturar, originalmente leva queijo feta, que é um queijo de origem grega, produzido com leites de cabra e ovelha, mas já substituí por um bom queijo minas fresco e o resultado é excelente!

Ingredientes:
- 1 kg de tomates médios
- 2 pepinos pequenos
- 2 pimentões (verdes, vermelhos ou amarelos)
- 1 cebola roxa média
- 200 g de queijo feta ou minas frescal
- azeitonas gregas a gosto
Para o molho:
- hortelã fresca
- orégano fresco
- salsinha
- 25 ml de aceto balsâmico ou 50 ml de um bom vinagre de vinho tinto
- Sal e pimenta a gosto
- azeite de oliva virgem extra a gosto

Modo de preparo:
Para o molho
Em uma vasilha, misture o vinagre, o sal e a pimenta. Acrescente o azeite aos poucos, batendo para que o molho engrosse ligeiramente. Pique as ervas e incorpore-as ao molho. Corrija o tempero, se necessário.
Para a salada

Retire as sementes dos tomates e corte-os em cubos grandes. Descasque os pepinos, retire as sementes e corte-os à julienne, bem como os pimentões e a cebola roxa (as tiras da cebola roxa devem ser bem finas). Corte o queijo também em cubos grandes e disponha os ingredientes, juntamente com as azeitonas em uma vasilha. Acrescente o molho, misturando todos os sabores da salada. Eu recomendo deixar apurar pelo menos uns dez minutos, mesmo que a fome seja grande, pois o sabor se acentua.



segunda-feira, 1 de junho de 2015

FILHOTE INACREDITÁVEL

Não há outro nome pra este prato! Eu simplesmente não acreditava, quando criei ele para o concurso Chef Paulo Martins do Ver-o-peso da Cozinha Paraense, ele fosse selecionado, e "inacreditavelmente" ele foi, e assim eu consegui o segundo lugar!! Tudo bem, não vou me desmerecer por completo, ele realmente é gostoso, mas sei lá, não acreditava que eu fosse tão longe com ele! Vou colocar na íntegra o texto que mandei pra lá, e a foto oficial, claro! Esse tinha que vir pro blog! YAY, EU CONSEGUI!!



Filhote Grelhado ao Pesto de Alfavaca com Nhoque de Pupunha, Purê de Uxi e Farofa de Castanha do Pará

Nos tempos em que fazia trilhas de jipe, lembro-me das vezes que íamos ao Marajó. Rodávamos por lugares onde tudo o que se via eram campos e mais campos, e muitas vezes o que comíamos era a salsicha enlatada com miojo que levávamos ou o churrasco com farofa improvisado no meio do mato. Ainda assim, não há como não comer a pupunha e as castanhas vendidas nas balsas em saquinhos plásticos, comprar uxi na praia de Joanes ou experimentar o filhote pescado na hora em vilas de pescadores, feito cozido com temperos simples e ervas regionais como a alfavaca, e foram esses ingredientes, vindos dessas lembranças, que motivaram a elaboração desse prato.

Ingredientes (Para 6 porções)
Filhote (proteína - ingrediente característico da ilha do Marajó)
- 6 filés de filhote (de aproximadamente 200g cada)
- Suco de 2 limões galegos
- Sal e pimenta do reino a gosto

Farofa de Castanha do Pará (1a guarnição)
- 140g de castanhas do Pará
- ½ pão amanhecido
- 80g de manteiga ou margarina
- Sal e pimenta do reino a gosto

Purê de Uxi (2a guarnição – ingrediente característico da ilha do Marajó)
- 5 uxis médios e carnudos
- Água para dar consistência de purê
- 1 colher de café de açúcar
- 1 colher de café de vinagre suave (como o de maçã ou de arroz, por exemplo)
- Sal e pimenta a gosto
Nhoque de Pupunha (3a guarnição – carboidrato)
- ½ kg de pupunha cozida (cozinhar em água e sal)
- 1 ovo
- 1 ½ xícara de farinha de trigo
- Sal e pimenta a gosto

Pesto de Alfavaca (molho)
- 1 maço de folhas de alfavaca
- Suco de 1 limão
- 100 mL de azeite extra-virgem
- Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo (sequencialmente):
Pesto de Alfavaca:
Passar todos os ingredientes em um processador. Deve ser atingido um sabor bem ácido.

Farofa de Castanha:
Corte o pão em fatias e pincele com a manteiga. Doure em uma frigideira quente. Quando estiver dourando, acrescente as castanhas, o sal e a pimenta, até tostá-las. Em seguida, processe a mistura.

Purê de Uxi:
Tire a casca dos uxis e raspe a polpa. Dissolva em uma panela com água, até atingir a consistência de purê. Acrescente o açúcar, o vinagre, o sal e a pimenta, até atingir um sabor agridoce.

Nhoque de Pupunha:
Descascar e tirar os caroços das pupunhas cozidas e processá-las até obter uma massa homogênea. Bater ligeiramente o ovo e misturá-lo ao purê de pupunhas. Temperar com o sal e a pimenta. Acrescentar, em seguida, a farinha e amassar delicadamente para homogeneizar a mistura. Dividir a massa em porções de 1,5 cm de diâmetro, aproximadamente, sobre uma superfície enfarinhada. Cortar nhoques de mais ou menos 2 cm de comprimento e cozinhá-los aos punhados em uma panela com água e sal. Ao subirem à superfície, retirar com uma escumadeira.
Obs1: A quantidade de farinha de trigo irá variar de acordo com o tipo de pupunha, que dependendo do tipo e época do ano pode estar com mais ou menos massa e absorver uma quantidade diferente de água durante o cozimento. Dessa forma, é aconselhável verificar a consistência da massa, podendo a quantidade especificada ser maior ou menor.
Obs2: O preparo do nhoque deve ser realizado, de preferência, concomitante ao preparo do peixe

Filhote Grelhado:
Temperar o filhote com o limão, o sal e a pimenta. Grelhar em seguida em uma grelha quente, untada com azeite ou manteiga.

Sugestão de montagem:
Fazer uma cama com o purê de uxi e dispor o peixe. Por cima, a farofa de castanhas. Ao lado do purê, dispor os nhoques (aproximadamente seis por prato) e ao redor de tudo e por cima do peixe, o pesto de alfavaca. Decorar com flores de alfavaca.



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

"Provençalosso", o colosso provençal!

Aqui em casa todos gostamos de hamburger! É saboroso, prático a saudável. Quem diz que não é está redondamente enganado. Não estou falando dos hamburgueres cheios de sódio e outros conservantes das redes de fast food e das seções de congelados dos supermercados. Falo do hamburguer caseiro, feito com carnes selecionadas, na grelha, com pão e molhos caseiros também. Alguns chamam de hamburguer gourmet, inclusive eu quando quero ser mais "metida a chic", mas pros filhotes é só hamburguer mesmo e pronto!
Como o "prato" em sim é muito fácil de fazer, costumo variar bastante nos molhos e acompanhamentos, assim como na carne do hamburguer. Esse que vou postar, em especial, é baseado na culinária provençal, que eu amo de paixão pela simplicidade, aromas e sabores. Vou colocar um pouquinho de história aqui, que roubei copiei do site cooklovers

"A Provence é uma região francesa cercada por montanhas, delimitada a leste pelos Alpes e pela Itália, a oeste pelo rio Rhône e ao sul pelo Mediterrâneo. A Provence e Cote d’Azur são regiões conhecidas pela sua riqueza na qualidade de frutas cítricas, vegetais e ervas. A região também é grande produtora de azeite e alho. As ervas mais utilizadas são: lavanda, tomilho, sálvia, manjericão, erva doce, estragão, segurelha, orégano e louro. Do litoral aproveitam-se muito os pescados e no inverno a região traz suas trufas.
Provence é pródiga em receitas que fazem da culinária no Sul francês uma verdadeira obra-prima da gastronomia internacional. Afinal, para o povo Provençal, a comida é motivo de devoção e as famosas feiras de rua estrelam sempre entre as atividades de lazer preferidas.
Caracterizada pelo uso constante de ervas aromáticas, hortaliças frescas e azeites de oliva, a chamada Cuisine du Soleil (Cozinha do Sol) da Provence costuma variar o seu menu de especialidades conforme os ingredientes típicos de cada estação.  Tudo para que sejam sempre utilizados os legumes mais frescos, as frutas mais maduras e os queijos mais saborosos do mercado. Resultado: uma mistura de cores, aromas e sabores sem igual. Já no litoral, o carro-chefe fica por conta do tradicional Bouillabaisse, espécie de sopa com diversos pescados, legumes e aromáticos."
Entre os pratos que mais marcam presença nas mesas Provençais estão o aioli (espécie de maionese feita com gema de ovo, alho e, como não poderia deixar de ser, azeite de oliva); o ratatouille (cozido à base de cebola, berinjela, tomate e pimentão), o popular pão fougasse, recheado com anchovas, cebola, azeitonas pretas e especiarias o nougat (doce típico, a base de frutas cristalizadas, passadas no Grand Marnier, merengue italiano e creme fouetée)."

No caso do meu hamburguer, a parte provençal ficou por conta dos legumes confitados com ervas de provence e ao queijo de cabra, típico da região, que deram um toque todo especial de sabor ao conjunto. Confit é uma técnica de cozimento lento e conservação em gordura (no caso, azeite), que serve para se aumentar a vida útil de um alimento e concentrar seu sabor, então fica incrivelmente provençal. Já a parte do colosso, bom, a foto mostra apenas 1/4 dele, então não precisamo mais explicar!


Ingredientes (para  4 hamburgueres com 150 g de carne):
- 600 g de carne moída (você pode pedir para o açougueiro moer na hora a carne de sua preferência ou ainda, se tiver um processador de alimentos, moer em casa, como eu faço. Isso permite variar os cortes e, inclusive, misturá-los. Sei que para os aficcionados por saúde vão chiar, mas para o hambuguer não despedaçar, ficar agregado, sem o uso de ingredientes adicionais, ele precisa ter um pouco de gordura, não tem jeito, então sempre misturo a carne de minha preferência - a alcatra, nesse caso - com um pouco de cupim moído)
- 4 pães (eu uso pão artesanal, feito em casa também, em uma máquina de pão que tenho e que foi um belo investimento. Hoje faço meus próprios pães com sabores diversos - que vou comentar em outro post - e nesse caso usei ciabatta integral caseira)
- 1 cebola média em tiras grossas
- 200 g de tomates cereja cortados ao meio
- ervas de provence (já expliquei em outra receita sobre elas)
- alho, sal e pimenta a gosto
- 1 pitada de açúcar (pra "quebrar a acidez do tomate no confit")
- 60 mL de azeite de oliva
- 4 fatias grossas de queijo de cabra caseiro ou comprado pronto (ou um queijo cremoso, como a mussarela de búfala, por exemplo)
- alface americana a gosto

Modo de preparo:

Para o hamburguer: Não tem segredo, é misturar as carnes e moldar. Nada de acrescentar sal ou outros condimentos para não sorar e perder o suco. Isso é feito no momento de grelhar, e para esse prato temperei com sal e pimenta. A grelha deve ser feita até a carne ficar cozida, mas levemente rosada por dentro, ou seja ao ponto. Para um burguer de 150 g, mais ou menos 3 minutos de grelha de cada lado, com leves pressões de espátula ao longo do cozimento. E só!

Para o confit: Disponha em uma assadeira as tiras de cebola e os tomates virados para baixo. Pique o alho e salpique sobre os legumes. Faça uma mistura com o sal (que deve ser suficiente para cobrir os legumes), o açúcar e as ervas de provence e sal também sobre a assadeira.  Por fim, derrame o azeite por cima . ssa quantidade de azeite pode variar, contanto que, após assados, todos os legumes fiquem imesos no azeite. Asse por mais ou menos 60 minutos, ou até os tomates parecerem murchos. Deixe esfriar (após esse processo, se guardados em uma vasilha com tampa, o confit dura em torno de duas semanas na geladeira).

Montagem: Corte o pão no sentido do comprimento, coloque um hamburguer ainda quente em uma das fatias, o queijo de cabra, o confit, as folhas de alface e a outra fatia de pão. Sirva em seguida.