segunda-feira, 14 de abril de 2014

Matinal Pancake

  Não há nada mais fácil do que se fazer panqueca, acho que todos sabem fazer (ou se não sabem, aprendem rápido a fazer). A receita é a mais fácil de se decorar, a famosa 1:1 (1 copo de leite, 1 ovo, 1 copo de farinha de trigo, 1 colher de sopa de óleo, 1 pitada de sal), não tem erro! O que acontece é que sempre via nos filmes americanos aquelas panquecas grandes, "inchadas", fofinhas, servidas com maple syrup, bem diferentes das panquecas que fazia em casa. Certa vez fiz um cruzeiro e as panquecas servidas eram tal qual eu descrevi agora e resolvi ir a fundo (fundo do meu paladar) pra descobrir o segredo: fermento, simples assim!
  A panqueca que estamos acostumados é a panqueca (ou crèpe) francesa, fininha, de recheio doce ou salgado. A pancake americana precisa ser esponjosa pra poder "acolher" o melado. Dessa forma simplesmente se adiciona à receita 1 colher de sopa rasa de fermento em pó e pronto!
  Eu costumo fazer muito pela manhã, então já tenho em casa um preparado com os ingredientes secos da panqueca, incluindo o leite em pó, daí é só acrescentar ovo, água e óleo à receita. Como recentemente tenho aderido a um novo estilo, mudei um pouco os ingredientes mas o sabor fica o mesmo! Postarei as duas receitas aqui.

Ingredientes:
Massa convencional
- 1 copo de leite;
- 1 ovo;
- 1 copo de farinha de trigo;
- 1 col. sopa de óleo;
- 1 pitada de sal.
- 1 col. sopa rasa de fermento

Massa Dukan (rende bem menos mas usa aveia, que é mais saudável do que farinha de trigo branca e não leva óleo)
- 1 ovo;
- 1 col. sopa de aveia;
- 1 col. sopa de requeijão light;
- 1 pitada de sal;
- 1 col. sobremesa de fermento

Modo de Preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador. Preaqueça uma frigideira antiaderente untada com óleo. Coloque a massa na frigideira com o auxílio de uma concha e espalhe a massa ao longo da frigideira. Deixe assar até começar a formar bolhas na superfície. Vire a panqueca e espere cozinhar do outro lado. Sirva com o molho de sua preferência (meus filhos adoram mel Karo, fazer o quê, mas eu faço um melaço com adoçante culinário a água de flor-de-laranjeira, fica ótimo!)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário