segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mousse de maracujá com pitaya, cereja, amêndoas e mel

Já falei incansáveis vezes que sou louca por doce, e é a mais pura verdade! Por inúmeras vezes, após uma refeição, fico “à caça” de algo doce para “tirar o gosto da refeição”. Em uma dessas vezes, cansada após o trabalho, pedi ao meu marido que fizesse um docinho, mas ao ouvir suas sugestões de mingau de aveia e banana amassada (nada contra mingau nem banana, longe de mim, mas depois de um dia estressante e cansativo, o pedido de doce exigia algo mais) resolvi vencer o cansaço e ir para a cozinha.
O resultado tinha que ser imediato, não podia cozinhar, esperar esfriar, etc., então abri mão de um truquezinho para fazer uma mousse que não levasse muito tempo para ficar pronta: ao invés da gelatina da receita que colocarei, usei gelo e um pouco de goma xantana (produtinho extraído da glicose do milho, que tem as funções de estabilizante, espessante e emulsificante) para que ela já saísse do liquidificador “pronta para consumo”. Mousse pronto, uma provinha, cata uma coisinha aqui, outra acolá e eis que surge essa sobremesa, que, segundo meu marido, humilhou suas sugestões. Acho que não é pra tanto, apenas para aquele momento! As frutas que usei deram um toque especial pelo sabor mais adocicado, pelo contraste de texturas e pela aparência linda que deram à sobremesa, mas vai da facilidade e/ou gosto de cada um usar as frutas que achar melhor. Pêssegos, nectarinas, morangos e mirtilos são algumas das minhas sugestões.


P.S.1: Um pequeno detalhe, eu usei todos os ingredientes zero açúcar e light, porque era de noite e minha consciência não permitiu fazer algo bem “engordiet”, mas não estou fazendo nenhuma apologia a qualquer dieta, usem os “normais” mesmo! Falo apenas que há essa possibilidade
P.S.2: Já fiz essa receita depois com iogurte grego de maracujá, mais simples ainda e incrível também! Mais uma dica.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- A mesma medida de suco de maracujá concentrado (eu gosto do azedinho, e como sempre bato a polpa do maracujá em casa e congelo, ficou fácil ter à mão)
- 1/2 de gelatina sem sabor dissolvida em 5 colheres de sopa de água morna
- 1 pitaya
- Cerejas frescas a gosto
- Amêndoas em lascas (ou lascas de qualquer outra oleaginosa)
- Mel (usei mel de palma, mas mel de flor de laranjeira ou ainda o mel de abelhas mesmo podem ser utilizados)

Modo de preparo:

Bata os quatro primeiros ingredientes no liquidificador. Disponha em uma travessa (sugiro uma travessa transparente, de preferência cônica) e leve à geladeira para firmar. Corte a pitaya em pedaços grandes e reseve. Disponha as amêndoas em uma frigideira e dê uma leve tostada. Reserve também. Após firmar a mousse, disponha por cima a pitaya, as cerejas inteiras (caso faça porções individuais, como as da foto, cerejas com cabo dão um toque a mais), salpique as amêndoas e verta fios de mel por cima. Simples assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário