segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Yakimeshi funcional

       Eu realmente gosto de todo tipo de comida. Acho que comida saudável é aquela feita em casa, sem conservantes e aditivos químicos e apenas isso, nada de invencionices de não pode isso, não pode aquilo! Se a pessoa não tem problemas de saúde que a impeça de consumir determinados alimentos, esse é o meu conceito de comida saudável. Mas sabemos que alguns ingredientes podem trazer alguns benefícios a mais quando queremos, e se eles estiverem em um prato saboroso, melhor ainda! Na verdade, certa vez li num livro um chef que dizia que "Se a comida não for melhor do que um belo ovo com pão, não vale a pena comê-la", então o bom sabor precisa ser prioridade em um prato.

Eu curto fazer comidas funcionais, cheias de sabor! Procuro ingredientes com propriedades boas e vou usando em meus pratos. Assim descobri o painço, e vou copiar o que encontrei sobre ele:
"A palavra painço significa milho miúdo. Este grão é rico em fósforo, mineral que auxilia a concentração, dá energia e melhora a saúde dos ossos. O alimento também possui muita quantidade de magnésio - uma xícara de painço por dia já cobre 25% das nossas necessidades em magnésio. E o magnésio ajuda a relaxar, ajuda também no sistema nervoso e pode fazer muita diferença para as mulheres no equilíbrio hormonal.
O painço é indicado para os vegetarianos, por causa do teor de proteína, que supera o contido no feijão.  grão também é uma opção para pessoas alérgicas ou intolerantes a glúten, uma vez que não contém a substância. Além de tudo é rico em triptofano, que é um aminoácido precursos da serotonina, aquele neurotransmissor que dá calma, tranquilidade, prazer e saciedade. Também possui lignanas, fibras e antioxidantes"

Com tantos benefícios, vale a pena substituir o arroz ou o feijão por painço de vez em quando. Ele é vendido em feiras ou lojas de produtos naturais, não é caro (em torno de 4,00 meio quilo) e rende bastante, porque incha quando cozido. Nessa receita, resolvi fazer um Yakimeshi de camarão, substituindo o arroz pelo painço, mas dá pra fazer com frango ou carne também.


Ingredientes:
- 2 xícaras de painço cozido (Para cozinhar o painço, deve-se primeiro lavar bem os grãos e descartar os que estiverem estragados. Depois cozinhar 3 partes de água para cada parte de painço por cerca de 30 minutos, até que toda a água seja absorvida. A seguir deve-se desligar o fogo e deixar o painço tampado durante 10 minutos. Se os grãos forem postos de molho antes de serem cozidos, o tempo de cozimento passa de 30 para 10 minutos)
2 xícaras de camarão pequeno sem casca e limpo
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher de gengibre em conserva picado (mais um pouco para fatiar e decorar)
- 1/2 xícara de ervilhas frescas (usei congeladas)
- 1/2 xícara de repolho e cenoura ralados
- 1/2 xícara de cebolinha picada
- 4 ovos rapidamente batidos
- sal a gosto
- molho de soja a gosto


Modo de preparo:
Em uma panela coloque o óleo, frite o camarão, o gengibre, o repolho e a cenoura. Acrescente os shoyu, junte as ervilhas e misture. Numa outra panela coloque o óleo de gergelim, os ovos e cozinhe sem parar de mexer até ficarem cremosos. Agregue os ovos à mistura de camarão e legumes, adicione o painço e acerte o sal. Por último, acrescente a cebolinha e misture. Sirva quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário