De todas as receitas, inventadas e
reinventadas, essa é uma das mais famosas. Experimentada por muitas pessoas
quando vão em casa, é pedida certa quando pergunto o que querem que eu cozinhe,
em especial meu tio Otávio, admirador incontestável desse prato. A idéia da
receita surgiu quando estava buscando cozinhar pratos do mundo em casa, para
inovar o jantar. Quando pensei em México, logo me veio na cabeça “guacamole”,
mesmo que nunca tivesse provado esse prato. Mais uma vez pesquisei a receita e
encontrei a de chilli con carne junto, e resolvi fazer as duas, mais uma vez mudando a
receita para os ingredientes que tinha em mãos. O sucesso foi imediato, e
lembro-me que nesse dia eu e o Estillac comemos tanto que depois de um tempo a
boca estava anestesiada pela pimenta. Depois de ter feito a receita tive a
oportunidade de provar em vários outros locais, quando a comida mexicana virou
moda e daí vi que realmente minha receita não foi tão diferente assim, tirando o fato de que no Chile, ao invés de abacate, eles usam a palta, que é um abacate um pouco mais adocicado!
Quando
for preparar o prato, sugiro fazer primeiro a guacamole e guardar na geladeira
enquanto prepara o chilli con carne. Um dos pontos bons do prato é a mistura do frio da
guacamole com o quente do chilli, que deve ser servido logo após o preparo. Na
hora de comer, tenha nachos em mãos (o que para mim é um pacote gigante de
Doritos®) e sirva-se no próprio nacho de um pouco de cada um. Uma outra opção é servir a guacamole em um sanduíche, como o meu chileburger da foto (feito com pão, hamburger caseiro - facinho, só moldar a carne com sal e pimenta - chutney de cebola - receita que colocarei logo logo em outro post - ají panca - o primo andino da páprica - a minha guacamole, tomate e alface)
Ingredientes:
Para o chilli con carne
-
300 kg de patinho moído
-
2 conchas de feijão cozido (sem caldo sem acompanhamentos, tipo linguiça ou
charque
-
Azeite
-
1 cebola ralada ou bem picada
-
1 colher de sopa de alho picado
-
1 colher de chá de orégano
-
1 folha de louro
-
2 xícaras de chá de purê de tomate
-
1 colher de café de cominho
-
1 colher de sopa de salsa picada
-
Molho de pimenta de sua preferência (já usei pimenta tabasco, calabresa,
malagueta e até pimenta de cheiro)
-
Queijo prato ralado a gosto
Para a guacamole
-
2 abacates maduros
-
2 tomates sem pele e sem semente
-
1 colher de sopa de alho picado
-
1 cebola média
-
Pimenta sem semente (de acordo com a “quentura” que se quer dar ao prato ela
pode ser dedo-de-moça ou de cheiro ou ainda malagueta ou jalapeño)
-
Suco de 1 ou 2 limões
-
Coentro e sal a gosto
Modo
de preparo:
Para o chilli
Aqueça o
azeite em uma panela e refogue a cebola, o alho, o orégano, o louro e a carne
moída. Junte o purê de tomate, o cominho e deixe ferver até engrossar um pouco.
Acrescente o feijão e a salsa picada. Deixe ferver por mais 10 minutos. Adicione
o molho de pimenta e desligue o fogo. Ainda quente, passe para um refratário e
polvilhe o queijo prato ralado.
Para a guacamole
Corte o abacate em pedaços,
amassando alguns com um garfo para formar uma pasta. Corte os tomates (sem pele
e sem sementes), a cebola, o dente de alho e a pimenta em pedaços bem pequenos
(devem ser bem picados) e junte-os ao abacate. Tempere com limão, sal e o
coentro picado finamente, a gosto.

Maria! O seu blog tá excelente! Parabéns!
ResponderExcluirTava pensando no cardápio da semana aqui em casa e certamente essa receita de chilli con carne vai entrar no menu!
Adrina, eu não sei fazer feijão, ensina? :)
ResponderExcluir