segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sorvete de Manga com Maracujá com calda de flor de laranjeira e brownie de chocolate com amêndoas

Eu sou alucinada por sorvete, com certeza é a minha sobremesa favorita (e olha que amo todas as sobremesas!). Tomo sem pestanejar dois litros de sorvete, mas confesso que tem que ser um bom sorvete. Uma das primeiras receitas doces que comecei a fazer foi sorvete, na minha sorveteira da Estrela (quem lembra?), e depois comprei um kit pra preparação de sorvetes artesanais e até que fiz uns bem gostosos! A sorveteria Cairu aqui em Belém tem quase todos os meus sabores favoritos, menos dois: o de Pistache (que igual ao da La Basque não há) e o extinto Manga com Maracujá da Häagen-Dazs, que é o da receita que vou postar agora. Vou ser bom sincera com vocês: pra ficar igual quase não se usa fruta! É isso mesmo! Já tentei com várias proporções e o sabor não é igual. Tem que usar polpa mesmo, já com água ou então bem pouco de cada uma delas...acho que as duas frutas, por serem fortes, concentram demais e dão um sabor diferente. A calda de flor de laranjeira foi um experimento meu feito que achei que caiu super bem, e esse brownie foi só um acompanhamento mesmo, uma receita bem simples, mas onde substituo o trigo por farinha de amêndoas, pra dar um sabor um pouco mais diferente. A foto não ficou lá essas coisas, mas aqui em casa se eu não tiro logo a foto depois não tem mais nada!

Ingredientes 
para o sorvete:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 2 colheres de sopa de maracujá (ou 1 pacotes pequenos de polpa)
- 1 copo de suco de manga (ou 3 pacotes pequenos de polpa)
- 2 colheres de sopa de leite em pó (ele ajuda a dar cremosidade ao sorvete)
- 1 colher de sobremesa de emulsificante (encontrado em lojas de produtos para festas - ou 1 pacote de gelatina sem sabor, dá cremosidade mas não tanta quato o emulsificante)

para a calda:
- 1 cálice (daqueles de pinga mesmo) de sopa de água de flor de laranjeira
- 2 colheres de sopa de açúcar

parao brownie:
- 6 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 e 1/2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de farinha de amêndoas
- 100 g de manteiga derretida
- 2 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo
para o sorvete:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o emulsificante. Coloque numa forma e leve ao freezer até endurecer (leva mais ou menos umas 4 horas). Retire do freezer e bata novamente no liquidificador, agora com o emulsificante. Retorne a mistura ao freezer e após mais ou menos uma hora está pronto! Essa receita dá pra fazer com qualquer sabor que se desejar!

para a calda:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até dar o mesmo ponto de calda de pudim, nem tão viscosa nem tão líquida. Está pronta!

para o brownie:
Numa tigela misture todos os ingredientes secos (açúcar, farinha e chocolate), Derreta a manteiga sem deixar ferver. Bata os ovos levemente com um garfo. Despeje aos poucos os ingredientes molhados (ovos, manteiga e baunilha) na tigela dos secos e misture bem até ficar homogêneo. Disponha a massa em uma forma retangular untada a asse em forno pré-aquecido por 30 minutos. Nessa receita dá para adicionar outras nozes e gotas de chocolate, fica ótimo!



Um comentário: