Desde
criança minha paixão pela culinária era evidente: passava o tempo todo na
cozinha, inventando “gororobas” com as sobras do almoço da vovó Noca e me
sentindo uma super-cozinheira. Ia me virando com o que tinha e não podia usar o
fogo. Aos oito anos, fritei meu primeiro ovo e descobri o mundo maravilhoso do
fogão! No início apenas alguns corajosos se arvoravam em me agradar provando as
invenções culinárias mirabolantes que eu fazia, como meu irmão Alexandre e
posteriormente meu pai Alberto. Lembro-me quando eu perguntava ao Alexandre
“Você gosta de pasta de alho?”, ele respondia “Como!”, mas as muitas tentativas
me deram certa prática e hoje em dia até que acho que não faço feio. Tirando
meu marido, Estillac, que, apesar de ser meu provador oficial, come até pedra,
saber que principalmente minha mãe,Wanda, adora meu
tempero já me faz feliz!
As
experiências inventivas “me virando nos trinta” com as sobras do preparo do
almoço e ausência do fogão também me fizeram sair do trivial. Raramente cozinho
o básico e aprendi a reinventar trocando ingredientes ou acrescentando outros
de acordo com a necessidade. Essa necessidade podia ser falta de grana ou de
tempo para comprar alguns ingredientes ou ainda pedidos fervorosos do meu
marido para acrescentar ingredientes que ele adora, como manjericão e alho. Os mais de quatro anos que morei fora de Belém e tinha que cozinhar todos os dias (muitas
vezes rapidamente) também me fizeram buscar pratos diferentes, de várias partes
do mundo inclusive, para continuar cozinhando diferente todos os dias, e
cozinhar pra mim virou mais que um hobby, e sim uma paixão! O “pai dos burros”
(Google) e os programas culinários viraram oráculos para mim e comecei a trazer
ingredientes e livros das “viagens enogastronômicas que fiz ao redor do mundo”
(termo besta-chic utilizado para
justificar a escolha dos críticos gastronômicos da Vejinha e que, desculpe
Vejinha, uso quando quero fazer graça por não ser graduada em gastronomia).
Esse
blog mostra um pouco do meu amor pela gastronomia e a influência que ela possui na minha
vida, mostrando não só os pratos que invento ou reinvento como também
a história por trás desses pratos, muitas vezes histórias de satisfação por
cozinhar e agradar as pessoas que amo. Por essa razão também citarei o nome de
todas as pessoas que se relacionam diretamente com cada história. Quero que
elas se reportem ao momento ao lerem esse blog e saibam o quanto foram
importantes para a minha vida gastronômica.
Como
o blog é “Inventando e Reinventando na Cozinha”, colocarei os ingredientes que
utilizei em cada receita, mas sintam-se à vontade para reinventar novamente,
acrescentando, retirando e substituindo ingredientes, de acordo com o gosto e a
necessidade. A maioria das receitas eu faço de cabeça, então terei certo trabalho
para colocar as quantidades aqui. Quanto ao rendimento...bom, como geralmente meus “testers” são bastante comilões é difícil medir o rendimento, sendo assim acabei por
deixar o quanto se consegue comer de cada prato. Espero que gostem!
Finalmente o blog! Não tenho facebook, então por aqui posso fazer meus comentários mais facilmente! E posso dar os parabéns para minha amada chef e esposa por nunca deixar seus sonhos de lado, mesmo quando as atribulações da vida cotidiana parecem querer nos sufocar! Esse blog é resultado da sua paixão pela gastronomia e do seu talento e ele ficou nota 10 e ficará cada vez melhor com as receitas sendo postadas!
ResponderExcluirBem, eu sou um privilegiado de ter experimentado todos os inúmeros pratos que você vem postando no facebook, além de inúmeros outros que você vem fazendo desde que te conheci. Ser sua cobaia nesta fase da sua vida é muito fácil e, digamos, delicioso! Apesar de você dizer que eu "como até pedra" :), a grande verdade é que você é muito talentosa, criativa, inteligente, estudiosa e apaixonada por essa arte e, com tudo isso junto, o resultado são pratos saborosíssimos, originais e surpreendentes! E olha que já comi em bastantes lugares para poder comparar! :)
Que Deus possa te iluminar para que consigas sempre manter essa tua paixão acesa na tua vida! Que eu possa sempre ver teu rosto de felicidade quando aprecias um prato diferente; ou quando botas em prática uma ideia nova e o resultado é maravilhoso! E que você sempre possa ver a minha cara de felicidade quando provar tuas receitas! :P
Te amo, chef!