terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sopa de Cebola


Quando fui à França realizar um módulo do meu doutorado (e não realizar uma viagem exclusivamente enogastronômica, infelizmente) procurei me informar sobre as especialidades culinárias do país e li num blog que a sopa de cebola francesa era uma delas. Infelizmente eu não consegui provar essa iguaria, e quando voltei ao Brasil corri para o “pai dos burros” para procurar a receita e ver o quão diferente ela era das outras receitas de sopa de cebola. No fim das contas, ela se parece muito com a também famosa sopa de cebola servida no Ceasa de São Paulo e aí resolvi fazer uma versão das duas sopas, acrescentando uns ingredientes aqui outro ali. Até meu Bernardinho comeu, mastigando os pedaços de cebola e isso pra mim foi um bom sinal, visto que não se encontra todo dia uma criança de três anos mastigando pedaços de cebola! Essa sopa é incrível e muito boa para ser tomada à noite, depois de um dia “daqueles”, em que tudo o que se quer é o conforto do lar, um abraço gostoso e um filminho bem água-com-açúcar pra se ver.

Ingredientes (Para 4 generosas porções):
- 2 cebolas grandes cortadas em tiras (julienne)
- 1 tablete de caldo de carne
- 2 xícaras de água
- Cubos de frango ou de linguiça
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- Torradas
- Azeite, sal, pimenta do reino, tomilho e páprica doce a gosto
- Queijo ralado a gosto
- Gotas de azeite trufado (ou azeite extravirgem comum)

Modo de preparo:

            Aqueça o azeite em uma panela que possa ir ao forno. Junte as cebolas e deixe-as caramelizar (elas irão murchar, perder a acidez e adquirir um lindo tom dourado que encantou meu Bernardo). Acrescente a carne escolhida (o frango é mais light, mas a linguiça acrescenta mais sabor à sopa) e deixe fritar bem. Salpique a páprica doce, a pimenta do reino e o tomilho para dar sabor ao refogado e em seguida ponha a água, deliciando-se com o chiado que o derramar da água faz na panela quente (na linguagem nerd, calefação). Junte o caldo de carne e deixe uns dez minutos apurando os sabores. Acerte o sal, mas lembre-se que o queijo ralado irá ser polvilhado no final. Em seguida, dissolva o amido de milho em um pouco de água e junte-o ao caldo, para engrossar. Retire a panela do fogo, cubra-a com as torradas, polvilhe queijo ralado a gosto e leve ao forno para gratinar (Isso levará mais ou menos uns 20 minutos). Retire a panela do fogo e, ao servir cada prato, acrescente algumas gotas de azeite trufado, escolha onde deseja estar – São Paulo ou Paris – e voilá, saboreie essa comida reconfortante!


Um comentário:

  1. Essa sopa é tudo de bom! Ela é bonita, cheirosa e muito saborosa!! Me deu vontade!!! :D

    ResponderExcluir